segunda-feira, 16 de abril de 2012

CÂNTICOS DURANTE A NOITE

Onde está Deus que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite, que nos ensina mais do que aos animais da terra, e nos faz mais sábios do que as aves dos céus? Job 35:10 e 11

Lembro-me de que no Nordeste do Brasil, onde morei quando criança, a minha mãe nos acordou, aos pequenos, e nos levou para o quintal certa noite, a fim de ouvirmos o cântico de uma espécie de ave que canta à noite. Não sei se este pássaro canta também à luz do dia.
O tordo-dos-remédios canta à noite, bem como durante o dia. Talvez já o tenha ouvido. Em Idaho, onde moro, de vez em quando ouço-o cantar durante as horas nocturnas. Dizem que nenhum outro pássaro consegue imitar a sua 'habilidade operística ou lírica', embora alguns pareçam tentar. Através dessa divertida mímica, ele não só imita os cânticos de outros pássaros, como também imita música instrumental - e ainda procura aperfeiçoar-se na técnica. Mas o tordo-dos-remédios é mais do que um imitador; ele também cria. De vez em quando, compõe as suas próprias apresentações com originalidade. Ouvido numa noite de luar, o seu cântico é cheio de trinados, vibratos, crescendos e diminuendos - uma melodia pura e fluente que encanta os ouvintes.
Certas ocasiões, todos nós passamos por noites de desânimo, e é então que "as aves dos céus" nos podem ensinar lições importantes. Em vez de ceder à tristeza, ergamos a nossa voz em cânticos de louvor a Deus. No versículo da nossa meditação, faz-se uma pergunta: "Onde está o Deus que me fez, que me inspirou canções de louvor durante a noite?" E a resposta encorajadora é: "Não está longe de cada um de nós." Actos 17:27. Quão precioso, portanto, é o pensamento de que o próprio Deus nos inspira esses cânticos.
Paulo e Silas aprenderam essa lição. Diz o relato que, à meia-noite, depois de terem sido brutalmente açoitados e fechados na prisão, eles "cantavam hinos a Deus, e os outros presos escutavam". Actos 16:23-25.
Quando é meia-noite para a alma, quando o futuro parece negro, não é fácil cantar vibrantes hinos de louvor a Deus. Mas esses cânticos têm um poder inegável para animar o nosso espírito. Assim, quando se sentir abatido, cante, apesar dos seus sentimentos. Isso vai alterar completamente as suas emoções e varrer as nuvens do desânimo. Tente!