segunda-feira, 2 de abril de 2012

BEM CRESCIDOS PARA ASSUMIR A CULPA

Nós andávamos perdidos e espalhados como ovelhas! Nós abandonámos os caminhos de Deus e seguimos os nossos próprios caminhos; apesar disso Deus jogou sobre Ele a culpa e os pecados de cada um de nós. Isaías 53:6 (A Bíblia Viva)

Quando William Ewert Gladstone, um dos primeiros-ministros da Grã-Bretanha no século XIX, era o Ministro das Finanças, ele pediu que o Tesouro lhe enviasse algumas estatísticas, com base nas quais ele pretendia elaborar a sua proposta orçamentária. O encarregado das estatísticas cometeu um erro, mas Gladstone tinha tanta confiança na exactidão daquele homem, que não verificou os dados. Compareceu perante a Câmara dos Comuns e fez o discurso, baseando a sua proposta em números incorrectos. Logo que o discurso foi publicado nos jornais, alguém expôs o erro.
Embora essa revelação fosse extremamente embaraçosa, Gladstone arcou com a culpa. Já no seu escritório, mandou chamar o director de estatísticas. Quando o homem apareceu, tinha a certeza de que perderia o emprego. Para sua surpresa, ouviu Gladstone dizer: "Sei o que deve estar a sentir depois do que aconteceu. Mandei chamá-lo para lhe dizer que fique à vontade. Você há muito que se ocupa das intrincadas contas da nação, e este foi o seu primeiro erro. Quero felicitá-lo pelo seu trabalho e expressar a minha admiração pelo fiel serviço que tem prestado."
Podemos imaginar o alívio daquele homem.
Requer grandeza arcar com a culpa pelos erros dos outros. Todos os seres humanos falham, quando se trata do pecado. Diz a Bíblia: "Não há justo, nem sequer um." Romanos 3:10. Quando alguém fracassa, a tendência natural é pôr a culpa noutro. Foi isso que Adão fez depois da queda - ele culpou Eva. Foi isso que Eva fez - ela culpou a serpente. Mas não foi isso que Cristo fez. Ele tomou sobre Si a "iniquidade de todos nós".
Quando ocorrem desentendimentos, as pessoas normalmente acham que estão certas e que os outros estão errados; e esperam que os outros venham e se desculpem. Mas isso nem sempre acontece. Precisamos de ter Cristo como nosso modelo e sermos crescidos o suficiente para assumir a 'culpa' quando necessário, mesmo que na realidade tenhamos razão. Só uma grande pessoa faz isso.