domingo, 22 de abril de 2012

PAGAMENTO ADIADO

Ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo facto de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos. Lucas 14:13 e 14

Na leitura de ontem, mencionei que William Sanders, o bisavô da minha mulher serviu na cavalaria da União durante a Guerra Civil Americana. Certa ocasião, estava com um grupo de reconhecimento da cavalaria quando foram surpreendidos pelo inimigo. O oficial comandante ordenou aos seus homens que se espalhassem.
Sanders usou as esporas e disparou a galope, o mais rápido que o seu animal conseguia andar. Chegando a um portão, tentou abri-lo com o pé. O cavalo refugou, arremessou-se pela abertura e caiu de lado numa valeta, prendendo a perna de Sanders sob o peso do seu corpo e deixando-o desmaiado durante alguns momentos.
Quando ele recuperou a consciência, viu diante de si o cano da arma de um cavaleiro da Confederação. Em vez de disparar a arma contra Sanders, o rebelde perguntou-lhe se estava ferido. Sanders respondeu que não. O soldado rebelde apeou-se, ajudou Sanders a colocar o seu cavalo em pé e a montar novamente. Sanders agradeceu o gesto do seu benfeitor. Então o rebelde disse: "Agora, saia daqui o mais rápido que puder." Sanders não precisou de uma segunda ordem.
Houve outros bons samaritanos naquela guerra brutal. Durante uma das batalhas, um oficial da União foi ferido e estava caído no chão, pedindo água. Um soldado confederado foi ajudá-lo e dar-lhe um pouco de água com o risco da própria vida. Como agradecimento, o oficial tirou o seu próprio relógio de ouro e ofereceu-o ao seu benfeitor. O homem recusou-se a aceitá-lo.
- Então diga-me o seu nome e endereço - pediu o oficial.
O soldado respondeu:
- O meu nome é James Moore. Sou de Burke County, Carolina do Norte.
O oficial sobreviveu à guerra e pouco depois escreveu ao soldado da Confederação, dizendo: "Ofereci-lhe dez mil dólares, a serem pagos em quatro prestações anuais de US$ 2.500,00 cada."
Embora seja muito raro, ouve-se falar em pagamento por um acto de bondade em tempos de guerra. O cristão, entretanto, não pratica actos de bondade com a esperança de ser recompensado. Ele demonstra compaixão até mesmo para com os inimigos, porque é isso que um cristão faz. Ele receberá a sua verdadeira recompensa quando Cristo voltar.