quinta-feira, 5 de abril de 2012

O DEUS DE TODA A CONSOLAÇÃO

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda a consolação! É Ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. 2 Coríntios 1:3 e 4

Durante uma série de reuniões evangelísticas realizadas no Estado de Nebraska, Estados Unidos, um famoso pregador chamado G. Campbell Morgan, procurava o Comandante Booth-Tuckert, do Exército da Salvação. Este tinha perdido a esposa há pouco tempo. Confessou a Morgan que não conseguia entender porque Deus tinha permitido a morte da sua mulher, mas continuou:
- Não sabe que a cruz só pode ser pregada pela tragédia? - E relatou a Morgan o seguinte incidente.
- Quando a minha mulher e eu estávamos em Chicago, procurámos levar a Cristo um homem que tinha perdido a esposa recentemente. Estava a ser muito difícil. A certa altura o homem disse: "Está certo o senhor falar dessa maneira. Mas eu perdi a fé em Deus quando a minha mulher me foi tirada. O senhor fala da minha perda como uma providência divina, mas se essa bela senhora ao seu lado lhe fosse também tirada, como é que o senhor se sentiria com relação a Deus?"
Um mês depois disso, Booth-Tuckert perdeu a esposa num trágico acidente de comboio. Durante a cerimónia fúnebre, realizada no salão de Chicago onde pregara, ele deu este testemunho: "Ainda creio em Deus. Eu amo-O e conheço-O."
Eu gostaria de saber se o homem com quem Booth-Tuckert tinha conversado esteve presente no funeral e, se esteve, qual foi a sua reacção. Conheço um caso parecido. Um pastor tinha sido incapaz de consolar um viúvo da sua congregação, mas depois de perder a própria esposa, conseguiu transmitir palavras de verdadeiro encorajamento.
Deus compreende o luto. Tendo perdido o Filho único através de uma morte cruel e injusta, Ele obteve o direito de ser chamado o Deus de toda a consolação. Quando somos privados dos nossos queridos, Ele entende o que estamos a sentir e envia o Seu Santo Espírito para consolar-nos. Nunca nos esqueçamos de que um dos títulos do Espírito Santo é 'O Consolador', porque Ele nos dá ânimo.